quinta-feira, 3 de março de 2011

Carnaval

Está chegando o carnaval. Quatro dias em que quase todos nós ficaremos em casa. Então vem aquela clássica reflexão: “É uma vergonha o Brasil ficar quatro dias parado”. Ou então a melhor: “O Brasil só funciona depois do carnaval”. Estou aqui para expressar minha revolta.
Uma pergunta: Você se identifica com essas frases? Se sua resposta foi sim, eu me arrisco dizer que você não trabalha. (Como diria Seu Jorge: Burguesinha, burguesinha, burguesinha.....)
Todo mundo que eu conheço está trabalhando desde janeiro. Até meus primos de seis e quatro anos estão tendo aula faz teeeempo. Alguns dos meus primos mais velhos e amigos já fizeram até provas e trabalhos nas escolas ou faculdades. Depois das férias coletivas de fim de ano (isso pra quem teve férias coletivas), o trabalho volta ao normal. O fluxo de ligações do Call Center onde trabalho é o mesmo do mês de agosto. Isso tudo sem citar os profissionais que trabalham feito loucos nesse período.

Eu faço um desafio a quem pensa assim. Ano que vem, antes do carnaval, acorde um dia 4:30hs da manhã e tente entrar num ônibus. Ele vai estar cheio! Cheio de gente indo trabalhar, indo procurar trabalho... E o trânsito não desafoga até umas 8:30hs, 09:00hs. Se isso é país parado num sei o que é movimento pra você. Isso acontece principalmente em anos como esse, em que o carnaval é tarde.

Outra questão: família! Quem trabalha fora da área de educação sabe a briga que é conseguir férias nos períodos escolares. É um suplício para qualquer um conseguir conciliar as suas férias com as do marido ou esposa. Pior ainda se é necessário conciliar com as dos filhos. Todo mundo de férias ao mesmo tempo é exceção, não regra.
O carnaval tem essa vantagem. Quase todo mundo está de folga junto. Casal com filho pequeno tem quatro dias livres pra curtir a família. É a época em que se consegue reunir o maior número de amigos ao mesmo tempo.
Você num gosta de folia? Ótimo! Vai pro interior. Ou fique em São Paulo, quase todo mundo sai da cidade nessa época, é uma calmaria só. Mas não fique minando a alegria de quem num pode acordar tarde e ficar assistindo a Ana Maria Braga a manhã inteira até o carnaval passar.
E se você é trabalhador (pra num falar proletário) e pensa assim, se toca. PARA DE PENSAR IGUAL BURGUÊS!! Você num tem as regalias que eles têm.
Há ainda quem diga que o carnaval é um dos ópios do povo, que ele é usado para que a população esqueça os problemas e não se mova. Fato. Então quero aproveitar o meu espaço carnavalesco para mais uma proposta: Aproveite esse tempo livre para refletir. Planeje sua vida, seu ano (se você já não fez isso no ano novo). Aproveite esse tempo livre para expandir seus horizontes. Use esse raro tempo livre para crescer, se divertir, não como ópio. (Sim, a diversão traz crescimento).
Para fechar: Viva o carnaval. Viva acordar tarde. Viva o ócio produtivo. Viva o descanso dos que trabalham o ano todo pra sustentar suas famílias e seu país.
Desabafo a anos entalado.

PS: As fotos foram retiradas do google

4 comentários:

  1. Sim, que grande desabafo. Mas acredito que sim alguns lugares ou atividades começam depois do carnaval. Minha faculdade! Estou a mais de três semanas esperando as aulas começarem. Não se enganem, eu tenho coisas para fazer mesmo assim! Afinal, nada de burguesinha, burguesinha... ahahaha. Quem quer não fica parado.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pelo blog Talita.
    Nesse primeiro momento não vou comentar sobre o texto, irei comentar sobre a imagem do filme do Chaplin (tempos modernos). Como o blog é sobre Histórias, Filmes e Músicas começo falando de “filme”. Por coincidência estava assistindo esse filme ontem. Só um gênio para fazer um filme que se mantém atual até hoje.
    Ótimo filme!!!!!

    ResponderExcluir
  4. Pois é, é tudo uma questão de sair dos moldes e tentar aproveitar o tempo como se quer: viva o ócio produtivo!

    ResponderExcluir