sábado, 26 de março de 2011

Placebo do Planeta

Placebo: sm (lat) Substância ou preparado inativo, outrora receitado para comprazer ao doente, agora também usado em estudos controlados para determinar a eficácia de substâncias medicinais. (Dicionário Uol Michaelis)
Resumindo; placebo é uma espécie de "remédio psicológico", que não causam efeito no organismo nem cura a doença, mas o simples fato de ingeri-lo faz com a pessoa se sinta melhor dos sintomas.
Porque estou falando disso? Vocês ouviram falar na tal "Hora do Planeta"? O site do MSN Brasil dedicou um espaço grande e todo especial para o evento, há um grande informe publicitário da Unilever divulgando e convocando as pessoas. Trata-se do seguinte: Hoje, das 20:30hs ás 21:30hs, o mundo todo está convocado a apagar as luzes. Os principais monumentos do mundo, como a Torre Eiffel em Paris, o Coliseu em Roma, as Pirâmides do Egito... Aqui em São Paulo estão participando o Teatro Municipal, A Ponte Estaiada, os Arcos do Anhangabaú (segundo o jornal Metro). O informe da Unilever diz que "pequeno gestos podem salvar o planeta". Bonito, né?


Agora me diz: Salvar o planeta? Com uma hora sem luz?  E depois? Continuaremos gastando como loucos? A iluminação dos tais monumentos serão diminuídas ou colocadas em rodízio, pra economizar?
A ideia é muito bonita, é uma forma de chamar a atenção para o problema, tem uma grande adesão mas, e depois? Todos continuam como se nada tivesse acontecido.
Por isso chamei de "Placebo do Planeta". Todos sabem que a coisa num vai bem e se sentem responsáveis. Aí participam desses atos que acontecem de vez em quando e acham que está tudo bem. Limpam a consciência e continuam com todas as práticas porcas e de desperdício do cotidiano. Mas são ambientalistas, participaram da "Hora do Planeta", do "Dia Mundial da Água" blá blá blá...... Num resolve o problema, não cura a doença, mas o simples fato de ingeri-lo faz com que as pessoas se sintam melhor dos sintomas.

Diminua o consumo diário de energia. Tem escola, escritório, ect, que fica com as luzes acesas 24h. Apague a luz durante o dia. Use um interruptor!! Diminua as luzes dos monumentos durante a semana pelo menos. Crie um programa de governo tipo "luz na periferia", isso vai diminuir os "gatos" e, consequentemente, o consumo.
Um amigo me disse uma frase essa semana: "Se você ficar dizendo: açúcar, açúcar, açúcar, não vai adoçar o café".
Se você gostou do projeto, participe, sinta como seria viver sem luz, use como experiência. Mas mude seus hábitos, no seu trabalho, em casa, enfim.... E lembre-se: O mundo não está na iminência de acabar, ser inundado ou coisas assim. E uma hora sem energia e com muita publicidade NÃO vai salvar o Planeta.



As imagens, como sempre, foram tiradas do Google. A primeira é o logotipo da campanha desse ano. A segunda todo mundo sabe: Cristo Redentor no Rio. A terceira, o Big Bang, na Inglaterra.

Novidade: Vou procurar atualizar o blog entre quinta e domingo, toda semana. Então segunda-feira, com certeza, temos novidades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário